Corrupção nas contratações públicas: dois instrumentos analíticos para a detecção de indevidos incentivos

Auteurs

  • Victor Aguiar de Carvalho

DOI :

https://doi.org/10.46818/pge.v1i2.26

Mots-clés :

Corrupção, Contratações Públicas, Análise Econômica do Direito, Pragmatismo

Résumé

A corrupção é problema complexo, com diversas possíveis causas inter-relacionadas. No presente artigo pretende-se suscitar que a corrupção também pode ser analisada sob a abordagem de que o ordenamento jurídico pátrio provavelmente concede incentivos indevidos e não antecipados ao fenômeno. Sem a pretensão de esgotar o assunto, examinam-se dois possíveis instrumentos analíticos que contribuiriam para a detecção e correção de incentivos indevidos à corrupção nas contratações públicas: a análise econômica do direito e a inserção de maiores preocupações quanto às consequências pragmáticas advindas das normas de contratação pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Victor Aguiar de Carvalho

Doutorando e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. Pós-graduado em Direito do Estado e da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-RJ. Procurador do Estado e Advogado.

Téléchargements

Publiée

2018-06-09

Comment citer

Aguiar de Carvalho, V. . (2018). Corrupção nas contratações públicas: dois instrumentos analíticos para a detecção de indevidos incentivos. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 1(2). https://doi.org/10.46818/pge.v1i2.26

Numéro

Rubrique

Doctrines