Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE-RJ, Rio de Janeiro, v. 3 n. 1, jan./abr. 2020. 1 A “LEI DO UBER” E O DIREITO FUNDAMENTAL AO TRABALHO DIGNO: ANÁLISE DA TRAMITAÇÃO DO PROJETO QUE DEU ORIGEM À LEI N. 13.640/18 À LUZ
DOI :
https://doi.org/10.46818/pge.v3i1.114Mots-clés :
Transporte individual remunerado de passageiros, Uber, Trabalho digno, Lei n. 13.640/2018Résumé
Este artigo tem por objetivo descrever o modelo de negócio das empresas de transporte remunerado privado individual de passageiros por meio de plataformas digitais (aplicativos) e as condições de trabalho de seus motoristas, identificando suas principais vulnerabilidades; e analisar a Lei n. 13.640/18, que regulamentou esta atividade, sob a ótica do direito fundamental ao trabalho digno, a partir do exame do projeto de lei inicial, substitutivos, emendas e discussões de parlamentares no âmbito da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de sua redação final. Procura-se investigar se as principais vulnerabilidades dos motoristas foram consideradas pelo legislador e, caso positivo, de que forma foram abordadas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant un manuscrit à la Revue Électronique PGE-RJ, les auteurs acceptent les termes de la déclaration de copyright et autorisent la Revue Électronique PGE-RJ à publier ce manuscrit sous la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International et à s'identifier comme le véhicule de sa publication originale.