Política de Ética

Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editores, pareceristas e demais colaboradores. Não aceitamos nenhuma forma de plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

Deveres do editor

  • Decisão de publicação: O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas decididas pelos Conselhos Editorial e Executivo, aos quais poderá consultar sempre que necessário para a tomada de decisões. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio;
  • Transparência e respeito: O editor deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores;
  • Confidencialidade: O editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e os conselheiros editoriais;
  • Divulgação e conflitos de interesse: O editor não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos;
  • Envolvimento e cooperação em investigações: O editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres dos pareceristas

  • Contribuição para as decisões editoriais: A revisão dos pareceristas auxilia a tomada de decisões por parte dos editores, que, em contato com os autores, podem solicitar correções e adequações nos artigos submetidos;
  • Pontualidade: Qualquer avaliador que não se sinta qualificado para a função ou saiba de antemão que a leitura do artigo não será efetuada em tempo hábil para o processo editorial deve notificar imediatamente o editor;
  • Confidencialidade: Os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos fora do âmbito das pessoas envolvidas no processo editorial;
  • Padrões de objetividade: Os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva. Os pareceristas devem expressar seus pontos de vista de maneira clara e apoiados em argumentos, manifestando-se com respeito e urbanidade;
  • Sobre as fontes: Os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores. O parecerista deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal;
  • Divulgação e conflito de interesses: Informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Deveres dos autores

  • Normas gerais: Os autores de textos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis;
  • Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável. No caso em que o plágio é incorrido a Revista Eletrônica da PGE-RJ segue as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) e no fluxograma que pode ser baixado aqui. Poderão ser utilizados diferentes softwares para detecção de plágio sendo os principais: Plagium, Farejador de Plágio, Plagius, Copy Spider, entre outros.
  • Publicação múltipla, redundante e simultânea: Um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável;
  • Sobre as fontes: O trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem, manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços;
  • Autoria: A autoria do artigo deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição essencial para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação;
  • Divulgação e conflitos de interesses: Todos os autores devem deixar registrado no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu trabalho. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas;
  • Erros fundamentais em trabalhos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é sua obrigação informar imediatamente à equipe editorial e cooperar com o editor para corrigir o artigo.