Processo de Avaliação por Pares

A pertinência para a publicação de artigos na revista será avaliada, inicialmente, pelos Editores.

Posteriormente, caso aprovado preliminarmente (desk review), o artigo será avaliado por dois pareceristas ad hoc, observando-se o critério de dupla avaliação cega (double blind review). Caso haja divergência entre as avaliações realizadas nesta primeira etapa, o artigo será enviado a um terceiro parecerista.

A avaliação dos artigos considerará a sua adequação ao perfil da revista e às suas normas, bem como a observância de padrões acadêmico-científicos relativos ao conteúdo e à qualidade das contribuições. A avaliação poderá considerar o artigo aprovado, aprovado com a devida reformulação indicada pelo parecerista ou recusado.

O fluxo editorial poderá ser acompanhado pelo autor mediante acesso ao site da revista. Para tanto, deverá utilizar o login e a senha cadastrados ao realizar a submissão do artigo. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação.

Em caso de textos produzidos por autores convidados, a análise dos artigos será realizada pela Comissão Editorial.

Em virtude do número máximo de artigos a serem publicados por volume da Revista e, especialmente, por levar em consideração aspectos referentes à exogenia e à endogenia, os Editores e o Conselho Editorial reservam-se o direito de não publicar imediatamente textos aprovados pelos pareceristas.

O tempo médio para análise dos artigos, entre submissão e publicação, é de 8 a 16 semanas.