O assédio moral nas organizações: impactos da perpetuação dessa prática para os trabalhadores

Autores/as

  • Carla de Fátima Nascimento Queiroz de Paula Universidade Santa Úrsula
  • Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta Universidade do Grande Rio https://orcid.org/0000-0001-5918-6274
  • Rejane Prevot Nascimento Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.194

Palabras clave:

assédio moral, impunidade, sobrecarga de trabalho, condições de trabalho.

Resumen

A condição de competitividade crescente imposta pelo mercado profissional tem encontrado solo fértil para as diferentes práticas de violência no trabalho, dentre elas, o assédio moral, que é caracterizado como uma conduta abusiva que ocasiona danos à personalidade e a integridade física e psíquica do trabalhador. O assédio moral tem sido uma prática recorrente nas relações de trabalho Dentre os principais impactos do assédio moral na vida profissional observam-se a desvalorização do trabalho, seguido do baixo desempenho profissional. Enquanto na vida pessoal, os impactos podem levar o trabalhador ao adoecimento físico e psíquico. A dificuldade para a comprovação dos fatos, dificulta a penalização dos autores desses crimes, dessa maneira, perpetuando a impunidade e reforçando a indevida naturalização dos casos de assédio moral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla de Fátima Nascimento Queiroz de Paula, Universidade Santa Úrsula

Mestre em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído (MPGTQAC/USU); Professora do Curso de Graduação em Administração, no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - UNIDESC; Pesquisa em Estudos organizacionais.

Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta, Universidade do Grande Rio

Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ); Professora Adjunta do PPGA, na Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO; Pesquisa em Estudos organizacionais; relações de trabalho.

Rejane Prevot Nascimento, Universidade do Grande Rio

Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ); Coordenadora e Professora Adjunta do PPGA, na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO; Pesquisa em Estudos Críticos; Trabalho; relações de Trabalho; Organizações; Sociologia do Trabalho.

Publicado

2021-05-07

Cómo citar

Paula, C. de F. N. Q. de ., de Gouvea Dantas Motta, A. C. ., & Nascimento, R. P. . (2021). O assédio moral nas organizações: impactos da perpetuação dessa prática para os trabalhadores. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 4(1). https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.194

Número

Sección

Doctrinas