Direito à educação, federalismo e financiamento nas constituições brasileiras:

o passado, o presente e o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.222

Palavras-chave:

federalismo cooperativo., federalismo educacional., história da educação., receitas vinculadas., direito à educação.

Resumo

O objetivo deste texto é relatar um breve histórico da evolução do direito à educação, traçando um paralelo com a descentralização política (federalismo) e o financiamento público do ensino no histórico constitucional brasileiro. Analisam-se brevemente as Constituições de 1824, 1891, 1934, 1946, 1967/69, 1988, bem como atos normativos infraconstitucionais correlatos. Três breves conclusões podem ser apontadas: 1) há uma relação íntima entre a história do federalismo e a da educação brasileira, cujos conteúdos adaptam-se conforme o pensamento político predominante na época e as novas dimensões de direitos que se pretende proteger; 2) as autocracias (ditaduras de 1937 e 1964) não lidam bem com a ideia de autolimitação trazida pela vinculação de receita de impostos ao setor educacional; 3) há uma clara evolução das técnicas de finanças públicas educacionais, que se adaptam às novas necessidades sociais, políticas e econômicas de cada momento constitucional brasileiro. A pesquisa é teórica, utilizando-se de materiais bibliográficos, com o amparo na doutrina nacional e na análise de textos normativos. As fontes de dados são basicamente: constituições, livros, teses, dissertações e artigos de revistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Mascarenhas, Procuradoria Geral do Mato Grosso do Sul

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020), com extensão universitária em federalismo comparado pela Universitat Innsbruck, em Innsbruck na Áustria (2020). Especializado em Direito Constitucional e Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO (2013). Integrante do grupo de pesquisa "Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável". Participou do grupo de assessoramento de gabinete de ministro do Superior Tribunal de Justiça atuante na 2ª turma de Direito Público (2014-2015). Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul (2015- presente). Membro do Corpo Editorial da Revista da PGE-MS (2019-presente).

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Mascarenhas, C. (2021). Direito à educação, federalismo e financiamento nas constituições brasileiras: : o passado, o presente e o futuro. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 4(1). https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.222

Edição

Seção

Doutrinas