O assédio moral nas organizações: impactos da perpetuação dessa prática para os trabalhadores

Autores

  • Carla de Fátima Nascimento Queiroz de Paula Universidade Santa Úrsula
  • Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta Universidade do Grande Rio https://orcid.org/0000-0001-5918-6274
  • Rejane Prevot Nascimento Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.194

Palavras-chave:

assédio moral, impunidade, sobrecarga de trabalho, condições de trabalho.

Resumo

A condição de competitividade crescente imposta pelo mercado profissional tem encontrado solo fértil para as diferentes práticas de violência no trabalho, dentre elas, o assédio moral, que é caracterizado como uma conduta abusiva que ocasiona danos à personalidade e a integridade física e psíquica do trabalhador. O assédio moral tem sido uma prática recorrente nas relações de trabalho Dentre os principais impactos do assédio moral na vida profissional observam-se a desvalorização do trabalho, seguido do baixo desempenho profissional. Enquanto na vida pessoal, os impactos podem levar o trabalhador ao adoecimento físico e psíquico. A dificuldade para a comprovação dos fatos, dificulta a penalização dos autores desses crimes, dessa maneira, perpetuando a impunidade e reforçando a indevida naturalização dos casos de assédio moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Fátima Nascimento Queiroz de Paula, Universidade Santa Úrsula

Mestre em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído (MPGTQAC/USU); Professora do Curso de Graduação em Administração, no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - UNIDESC; Pesquisa em Estudos organizacionais.

Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta, Universidade do Grande Rio

Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ); Professora Adjunta do PPGA, na Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO; Pesquisa em Estudos organizacionais; relações de trabalho.

Rejane Prevot Nascimento, Universidade do Grande Rio

Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ); Coordenadora e Professora Adjunta do PPGA, na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO; Pesquisa em Estudos Críticos; Trabalho; relações de Trabalho; Organizações; Sociologia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Paula, C. de F. N. Q. de ., de Gouvea Dantas Motta, A. C. ., & Nascimento, R. P. . (2021). O assédio moral nas organizações: impactos da perpetuação dessa prática para os trabalhadores. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 4(1). https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.194

Edição

Seção

Doutrinas