Dação em pagamento em bem imóvel como forma de extinção do crédito tributário: requisitos mínimos para constitucionalidade da lei local
DOI:
https://doi.org/10.46818/pge.v3i2.129Palavras-chave:
Dação em pagamento, Extinção do crédito tributário, Lei local, LicitaçãoResumo
O artigo objetiva debater os requisitos para a constitucionalidade da lei local que venha a instituir a dação em pagamento em bens imóveis como forma de extinção do crédito tributário. Considerando que a dação se equipara à compra e venda quando atribuído preço à coisa, a sua instituição deve se conformar ao princípio licitatório previsto na Constituição de 1988. Isso significa que a lei do ente deverá disciplinar tal instituto com atenção ao art. 24, X da Lei nº 8.666/93, que dispõe acerca da dispensa de licitação para a aquisição de bem imóvel. Assim, a legislação local fica obrigada a prever a prévia declaração de interesse público sobre o bem objeto da dação e a realizar uma avaliação prévia do imóvel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem um manuscrito à Revista Eletrônica da PGE-RJ, os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral e autorizam a Revista Eletrônica da PGE-RJ a publicar esse manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e identificar-se como veículo de sua publicação original.