O Passado que Não Passa: do Holocausto Brasileiro à Anti-Reforma Psiquiátrica

Auteurs

  • Laércio Melo Martins Centro Universitário de Goiatuba - UNICERRADO (GO)

DOI :

https://doi.org/10.46818/pge.v3i3.186

Mots-clés :

Reforma Psiquiátrica. Memória. Direito à Saúde Mental

Résumé

O objetivo do presente artigo consiste na demonstração dos avanços e retrocessos na assistência psiquiátrica brasileira pós-1945, a partir da evidência de fatos históricos da realidade do cuidado do sujeito em sofrimento mental. Nesse sentido, ao considerar a lamentável experiência do Hospital Colônia de Barbacena – Minas Gerais, busco compreender as ações e serviços, sob a perspectiva jusfilosófica, que se seguiram até a instituição da Política Nacional de Saúde Mental e as recentes alterações que acentuaram a crise da assistência pública no campo da saúde brasileira, inclusive mental. Em que pese as tristes e dolorosas lições ensinadas pela história asilar brasileira, entender a escolha do Estado brasileiro manter ainda ações hospitalocêntricas como locus principal da assistência psiquiátrica, é tarefa fundamental para a ruptura com a presente ordem autoritária e a construção de uma democracia antimanicomial através de um memorial coletivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Laércio Melo Martins, Centro Universitário de Goiatuba - UNICERRADO (GO)

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de Sociedade, Direitos Humanos e Arte. Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa em Teoria e História do Direito Constitucional e Direito Internacional Comparado. Especialista em Teoria e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC -MG). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Advogado e Professor de Direito do Centro Universitário de Goiatuba -UNICERRADO (GO).

Téléchargements

Publiée

2020-12-30

Comment citer

Melo Martins, L. (2020). O Passado que Não Passa: do Holocausto Brasileiro à Anti-Reforma Psiquiátrica. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 3(3). https://doi.org/10.46818/pge.v3i3.186

Numéro

Rubrique

Doctrines