A Administração Pública na era da valorização dos precedentes judiciais: a necessária redefinição de juridicidade administrativa
DOI :
https://doi.org/10.46818/pge.v4.166Mots-clés :
Administração Pública, Precedentes judiciais, Vinculação, Juridicidade administrativaRésumé
Neste trabalho, discute-se a influência dos precedentes judicias vinculantes, notadamente os elencados no artigo 927 do CPC/2015 sobre a atuação da Administração Pública. Considerando que no Brasil a atividade administrativa não mais se pauta na legalidade estrita, mas sim em um princípio mais amplo que é o da juridicidade, o qual envolve o complexo sistema de regras e princípios constitucionais, sustenta-se o entendimento de que não só juízes e tribunais estão vinculados aos precedentes do artigo 927 do CPC/20215, mas também a Administração Pública, apesar de não haver qualquer previsão na lei processual nesse sentido. Com efeito, propõe-se uma redefinição de juridicidade administrativa.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Simone Ferreira 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
En soumettant un manuscrit à la Revue Électronique PGE-RJ, les auteurs acceptent les termes de la déclaration de copyright et autorisent la Revue Électronique PGE-RJ à publier ce manuscrit sous la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International et à s'identifier comme le véhicule de sa publication originale.