A ilusão representativa

Autores

  • Murilo Strätz Universidade de Bordeaux
  • Julien Giudicelli Universidade de Bordeaux

DOI:

https://doi.org/10.46818/pge.v5i1.286

Palavras-chave:

Democracia representativa, Povo, Encarnação

Resumo

Trata-se de um estudo crítico sobre a democracia representativa, por meio do qual se atribuem vícios antidemocráticos ao modelo liberal e, portanto, indireto de representação da vontade popular, dos quais se destaca o processo de desapossamento volitivo operado pelo agente eleito em desfavor de seus eleitores. Contrapõe-se a noção formal de representação (ideia de instrumento técnico, veiculada pelo termo Vertretung) à sua dimensão substantiva (ideia de encarnação, veiculada pelo termo Repräsentation). Tendo como pano de fundo teórico a concepção substancialista de Rousseau, o artigo desafia o modelo representativo e o acusa de ser um expediente procedimental voltado apenas a escamotear uma apropriação real de poder, a qual se opera a partir de um ato de fé, um credo de aspiração democrática, uma ilusão incutida nos eleitores pelo sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Strätz, Universidade de Bordeaux

Advogado da União e doutorando em Direito Público na Universidade de Bordeaux (França) e em Ciências Jurídicas Gerais na Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor convidado de Cursos de Pós-Graduação lato sensu da Escola da AGU e da UERJ. Link para o lattes do CNPQ: http://lattes.cnpq.br/8583752627038082. E-mail: murilo.stratz@agu.gov.br.

Julien Giudicelli, Universidade de Bordeaux

Professor de Direito Público na Universidade de Bordeaux. Membro do Centre Aquitain d'Histoire du Droit e do IRM (Institut de Recherche Montesquieu). Pesquisador associado ao Centre de Droit et de Politique Comparés Jean-Claude Escarras - Université de Toulon. Doutor em Direito Público pela Universidade de Toulon et du Var. Mestre em Direito Privado e graduado pela Universidade de Aix-Marseille III. Link de acesso ao currículo lattes completo junto ao Instituto de Pesquisas Montesquieu da Universidade de Bordeaux: https://irm.u-bordeaux.fr/L-Institut/Equipe/GIUDICELLI-Julien. E-mail: julien.giudicelli@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Strätz, M., & Giudicelli, J. . (2022). A ilusão representativa . REVISTA ELETRÔNICA DA PGE-RJ, 5(1). https://doi.org/10.46818/pge.v5i1.286

Edição

Seção

Doutrinas