Garantias fundamentais do processo
ressignificando a noção de processo justo à luz do Direito Processual Civil contemporâneo. Um panorama das garantias individuais.
DOI:
https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.195Palavras-chave:
garantias fundamentais., processo justo., direito processual civil., contemporaneidade., garantias individuais.Resumo
O presente ensaio objetiva promover uma releitura parcial do artigo “Garantias fundamentais do processo: o processo justo”, de autoria do professor Leonardo Greco, publicado na Revista Novos Estudos Jurídicos, em abril/2002. Conquanto o estudo original seja atemporal, o que se pretende é o enfrentamento de premissas e conclusões adotadas pelo i. processualista sob as lentes do Direito Processual Civil contemporâneo, sem forçosamente refutá-las. Para tanto, além da exposição das ideias clássicas do autor, elencar-se-ão temas de atual relevância prática e acadêmica não abordados originalmente, seja pela ausência de relevância à época, seja por estamos diante de institutos novos ou recém-aprimorados. Parte-se da hipótese de que o Direito Processual necessita ser constantemente aprimorado, adequando-se aos avanços sociais e tecnológicos, sem descuidar das garantias fundamentais. Somente assim, tornar-se-á possível a consolidação de um Estado Democrático de Direito pautado na noção de processo justo e efetivo. Vale lembrar que, por opção do autor, o recorte do tema compreende somente o estudo do Direito Processual Civil e, nesse primeiro momento, a análise se limitará às garantias individuais do processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabiana Mariotini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeterem um manuscrito à Revista Eletrônica da PGE-RJ, os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral e autorizam a Revista Eletrônica da PGE-RJ a publicar esse manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e identificar-se como veículo de sua publicação original.