Revista Eletrônica da PGE-RJ Ganha Grau B2 na Avaliação da Capes, do Ministério da Educação

2023-01-02

A Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (REPGE) obteve, em sua primeira avaliação, o conceito B2, dado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
O conceito B2 é considerado um grau elevado, só concedido a periódicos tradicionais e prestigiados no país, e foi outorgado na avaliação quadrienal da Capes. De acordo com o Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE, responsável pela edição da Revista Eletrônica, a avaliação premia o esforço continuado de várias gestões da PGE.
- A classificação da nossa Revista Eletrônica como B2 é prova de que grandes conquistas da Casa vêm do compromisso com a continuidade de projetos e iniciativas no curso de diferentes gestões. Lançada em 2018, na gestão do Procurador Geral Leonardo Espíndola, a Revista Eletrônica passou, nos últimos quatro anos, por diferentes comandos na Casa e no Centro de Estudos Jurídicos sem jamais ter deixado de contar com o apoio e o incentivo necessário à sua produção e desenvolvimento. O resultado está aí. Parabéns ao Procurador-Geral Bruno Dubeux, ao Editor-chefe Gustavo Binenbojm e a todos os Servidores e Procuradores que atuam cotidianamente pela excelência das nossas publicações- comemorou Anderson Schreiber.
A Revista Eletrônica da PGE foi criada em 2018 e tem sido publicada trimestralmente de modo ininterrupto, sempre respeitando os elevados padrões exigidos pela CAPES, como a avaliação de todos os artigos submetidos, sem identificação da autoria, por, ao menos, dois examinadores (a chamada "double-blind peer review") e a exogenia de autores, revisores e conselheiros, que devem ser, em sua maioria, de outras regiões do país.
Em comunicado interno, a direção do Cejur, assinalou que a avaliação premia o esforço que tem sido conduzido “com o auxílio inestimável de muitos Procuradores e Servidores da Casa, os quais auxiliam com a apresentação ou revisão de artigos, com a difusão das chamadas para a Revista e com a divulgação de cada número lançado”.
O Cejur agradece, em especial, a Nathalie Giordano - uma das fundadoras da Revista, em seu período à frente do Cejur (2016-2018) -, Gustavo Binenbojm, atual Editor-Chefe da Revista, Priscila Soares, atual responsável pelo Setor de Publicações, Janaina Cruz, Rodrigo Valadão e Marcelo Santini, entre outros que, ao longo destes 5 anos, dedicaram seu tempo e esforço à Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. O comunicado é assinado pelo Procurador-chefe do Cejur, Anderson Schreiber, e o Procurador-Assistente Fabiano Pinto de Magalhães.