Garantias fundamentais do processo

ressignificando a noção de processo justo à luz do Direito Processual Civil contemporâneo. Um panorama das garantias individuais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.195

Palavras-chave:

garantias fundamentais., processo justo., direito processual civil., contemporaneidade., garantias individuais.

Resumo

O presente ensaio objetiva promover uma releitura parcial do artigo “Garantias fundamentais do processo: o processo justo”, de autoria do professor Leonardo Greco, publicado na Revista Novos Estudos Jurídicos, em abril/2002. Conquanto o estudo original seja atemporal, o que se pretende é o enfrentamento de premissas e conclusões adotadas pelo i. processualista sob as lentes do Direito Processual Civil contemporâneo, sem forçosamente refutá-las. Para tanto, além da exposição das ideias clássicas do autor, elencar-se-ão temas de atual relevância prática e acadêmica não abordados originalmente, seja pela ausência de relevância à época, seja por estamos diante de institutos novos ou recém-aprimorados. Parte-se da hipótese de que o Direito Processual necessita ser constantemente aprimorado, adequando-se aos avanços sociais e tecnológicos, sem descuidar das garantias fundamentais. Somente assim, tornar-se-á possível a consolidação de um Estado Democrático de Direito pautado na noção de processo justo e efetivo. Vale lembrar que, por opção do autor, o recorte do tema compreende somente o estudo do Direito Processual Civil e, nesse primeiro momento, a análise se limitará às garantias individuais do processo. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Mariotini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Gestão e Direito Processual Civil pela IBMEC-RJ. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (bolsista FAPERJ) e doutoranda em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Mariotini, F. (2021). Garantias fundamentais do processo: ressignificando a noção de processo justo à luz do Direito Processual Civil contemporâneo. Um panorama das garantias individuais. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 4(1). https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.195

Edição

Seção

Doutrinas