A legislação baseada em evidências empíricas e o controle judicial dos fatos determinantes da decisão legislativa

Autores

  • Roberta Simões Nascimento Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.46818/pge.v4i3.253

Palavras-chave:

Evidence-based policy, Premissa fática, Decisão legislativa, Fatos legislativos, Controle judicial

Resumo

O artigo discute a utilização de evidências empíricas para a tomada de decisão legislativa, apresentando algumas dificuldades teóricas e práticas em torno da temática. Argumenta-se a falta de clareza conceitual sobre o que são evidências e sobre quais são os deveres em concreto a cargo dos legisladores na respectiva produção e consideração. Explica-se que o movimento em prol da legislação baseada em evidências (evidence-based legislation) não se confunde com a pesquisa empírica no direito (empirical legal scholarship), e que a produção acadêmica advinda dessa última tendência não necessariamente produz (ou produzirá) legislação baseada em evidências, até mesmo porque nem sempre as pesquisas oferecem respostas claras e não necessariamente as evidências serão determinantes para a legislação. Apresenta-se a perspectiva potencialmente rival – embora também voltada para o aperfeiçoamento da elaboração legislativa – cujo foco está nas qualidades democráticas do processo legislativo. Analisa-se a sindicabilidade dos fatos determinantes via controle judicial (evidence-based judicial review), apontando as disfuncionalidades da prática brasileira nessa matéria. Por fim, apontam-se alguns desafios e recomendações quanto à consideração e à revisão judicial das evidências consideradas (ou não) pelos legisladores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Simões Nascimento, Universidade de Brasília

Professora adjunta na Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Direito pela Universidade de Alicante,Espanha. Doutora e mestre em Direito pela UnB. Advogada do Senado Federal desde 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Simões Nascimento, R. . (2021). A legislação baseada em evidências empíricas e o controle judicial dos fatos determinantes da decisão legislativa. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 4(3). https://doi.org/10.46818/pge.v4i3.253

Edição

Seção

Doutrinas