A nova administração pública e o papel da advocacia pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.217

Palavras-chave:

advocacia pública., Direito fundamental à boa Administração Pública., Nova Administração Pública.

Resumo

Uma nova Administração Pública que se apresenta cada vez mais horizontal, aberta, dialógica e mais próxima do cidadão, preocupada com a entrega efetiva dos resultados que dela se espera, orientada pelo direito fundamental à boa Administração e pela ideia de boa governança, a Advocacia Pública precisa se preparar e se reinventar para que isso seja possível. Não é tarefa fácil, pois o Direito sempre foi, por natureza, conservador, tendo dentre suas funções, a promoção da segurança jurídica e estabilidade das relações sociais. As relações estão cada vez mais complexas, e inovações disruptivas batem à porta da Administração Pública diuturnamente e, muitas vezes, sem saber como enfrentá-las. Novos mecanismos se apresentam para auxiliar a gestão pública a desincumbir do seu mister de garantidora dos direitos fundamentais e na entrega do mínimo necessário. Com isso, a Advocacia Pública, mormente no exercício da função consultiva, passa a desempenhar papel de fundamental relevância para garantir a adoção de novas práticas na gestão pública, que traduzirá em serviços entregues ao cidadão, com mais qualidade e de maneira tempestiva, sem, ao mesmo tempo, descurar da sua missão de controle de juridicidade dos atos administrativos. Neste contexto, a Advocacia Pública de Estado, não se restringe à uma função essencial à justiça, mas ganha contornos de um verdadeiro instrumento de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Júnior Alves da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Procurador do Município de Uberlândia-MG. Advogado.

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

Alves da Silveira, J. J. (2021). A nova administração pública e o papel da advocacia pública. Revista Eletrônica Da PGE-RJ, 4(1). https://doi.org/10.46818/pge.v4i1.217

Edição

Seção

Doutrinas